Grooming

Um dos aspectos que torna o Yorkshire Terrier um cão único e especial, é o seu pêlo.
Este deve ser comprido, cair ao longo do corpo, liso, fino e sauve ao tacto. Para manter o pêlo bonito e saudável são necessários alguns cuidados básicos, quer se trate de um Yorkshire de companhia ou exposição.

É preciso: escova de metal macia, pente de metal, elásticos para o pêlo da cabeça, tesoura, pulverizador, óleo de amêndoas doces puro perservado, corta unhas, shampoo e creme amaciador para pêlo longo.

 

 

 

O Banho
O Yorkie deve tomar banho entre 8 a 15 dias, com shampoo e creme amaciador adequados ao tipo de pêlo - longo.
Depois de 1 ou 2 passagens com shampoo e de ter colocado o creme amaciador, podemos hidratar o pêlo.

Hidratar o pêlo
Após o banho podemos hidratar o pêlo do Yorkshire. Para tal enche-se uma garrafa de água de 1,5 Lt com água morna e adiciona-se uma colher de sobremesa de óleo de amêndoas doces, lanolina ou outro óleo - esta quantidade é meramente indicativa, podendo colocar-se mais ou menos de acordo com a hidratação pretendida. Após obter uma mistura homogénea, coloca-se no pêlo sem enxaguar. O excesso de água é retirado com uma toalha, sem esfregar. De seguida o pêlo é seco com um secador, a temperatura média.

No dia-a-dia

Entre os banhos o Yorshire deve ser escovado, de preferência, diariamente. A escovagem deve ser feita de forma sauve, mas de modo a remover a sujidade que estiver eventualmente pegada ao pêlo e para desfazer os nós - pode colocar-se um pouco do preparado usado no banho, óleo de amêndoas doces e água, num pulverizador, borrifando o pêlo antes de escovar. Na escovagem pode obtar por uma escova com dentes de metal, macia ou de cerda natural. A escolha da escova é muito importante, pois caso contrário irá partir o pêlo!

 

 

O pêlo da cabeça deve ser preso com um elástico de látex próprio, de forma a proteger os olhos de irritações provocadas pelo pêlo. Muitas vezes é colocado depois um lacinh, normalmente, vermelho que se destaca no seu pêlo dourado. Sem dúvida que esta é uam imagem muito associada ao Yorkshire Terrier. Caso não tenha disponibilidade para dedicar alguns minutos por dia a estas tarefas, poderá obtar por cortar o pêlo do seu Yorkie. O corte à Westie é o mais utilizado e deve ser feito recirrendo à ajuda de uam pessoacom experiência.

 

 

As Orelhas
As orelhas do Yorkshire devem ser examinadas e limpas periodicamente, podendo ser usado um produto próprio para o efeito, indicado pelo médico veterinário. Para as manter, o pêlo da parte superior das orelhas (cerca de 1/3) deve ser cortado com uma tesoura ou máquina de tosquia, de forma a formar um V invertido.

Antes de preparar:

Em preparação:

Depois de preparado:

 

 

As Patas
As unhas devem ser cortadas com frequência e muito cuidado. Isto porque,dada a sua cor preta, não se vê o sabugo e no caso de cortar demasiado podemos magoar o cão. O pêlo entre as almofadas das patas também deve ser cortado com uma tesoura ou máquina de tosquiar, de forma a não dificultar o andar.


Antes de preparar:

Em preparação:

 

Depois de preparado:

 

 

(Se não tem certeza se consegue fazer estas operações sem magoar o seu Yorkie, será melhor pedir ajuda ao Veterinário ou a um Cabeleireiro Canino.)


Os Dentes
Pelo menos uma vez por semana, devemos limpar os dentes do Yorkshire Terrier com uma escova e pasta de dentes para cão, com o objectivo de evitar a formação de tártaro ou aparecimento de outros problemas.

 

 

 

Em exposição
Os Yorkies de exposição necessitam de cuidados especificos para o seu pêlo se manter longo e bonito. Neste exemplares são colocados, normalmente papelotes - são tiras de papel de seda, nas quais se embrulham madeixas de pêlo e se prendem com elásticos. Para evitar que o Yorkie retire os papelotes pode ser usado um pijama.
Nas patas traseiras devem ser colocados uns sapatinhos de lycra ou algodão para evitar que o pêlo seja partido quando se coçam.
Esta é uma rotina que faz parte do dia-a-dia dos expositores, exigindo dedicação, trabalho e paciência. Mas no final, o esforço é recompensado quando o Yorkshire se apresenta em todo o seu esplendor e beleza.

 

 

Se tem alguma questão não hesite em contactar-nos para o email:

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 

 

Lingua

D'Ayrosa

Pesquisar